Vir ao Eco Park não é apenas uma experiência de conexão com a natureza e a relação histórica que temos com os animais. É também uma oportunidade de ajudar o mundo natural e a construirmos um planeta melhor para todas as espécies. Nos orgulhamos de sermos parceiros do Projeto Onças do Iguaçu, uma iniciativa que garante a conservação e convívio harmonioso com os seres humanos desses animais na região.
A onça-pintada é considerada o símbolo da biodiversidade no Brasil e encontra-se classificada como vulnerável à extinção no território nacional. No estado do Paraná, esse felino magnífico está criticamente ameaçado, com uma estimativa inferior a 200 indivíduos e cuja maior população, contando somente 93 animais, está no Parque Nacional do Iguaçu. Acredite ou não, essas onças correspondem a 1/3 da população de toda a Mata Atlântica!
Os perigos enfrentados pelas onças não são poucos. Há a destruição das florestas, os atropelamentos em estradas e a caça ilegal, que é movida tanto por retaliação devido ao ataque às criações de gado quanto por simples medo. Mas não existe razão para temer a onça-pintada. Não há qualquer registro, em toda a história das Américas, de onças “devoradoras de homens”. Pelo contrário, esses felinos incríveis costumam fugir ao menor sinal da nossa presença. São as onças que têm medo de nós.
Sabe o que deveria nos causar mais medo? Uma floresta sem onças. A presença desses animais, um dos maiores predadores terrestres, significa que o ambiente está saudável e todo mundo ganha com isso. Uma floresta saudável traz mais água potável, ar puro, solo fértil e um ambiente deslumbrante para todos, tanto moradores locais quanto turistas, admirarem. Esta é a razão do Eco Park apoiar o Projeto Onças do Iguaçu. Temos não só um compromisso como um desejo de um mundo com mais onças!