O feriado do dia 12 de outubro ficou marcado para as crianças e os adultos que visitaram o Eco Park, em Foz do Iguaçu.
Meninos e meninas puderam ajudar os biólogos no cuidado com os animais, alimentar os coelhos, ovelhas, cabras, vacas e, ainda, participar de uma atividade de caça ao tesouro.
Para algumas crianças era a primeira vez que estavam tendo contato tão próximo com os animais.
Guiado por biólogos, as crianças também criaram móbiles para as araras que vivem no aviário “Imersão das Aves”. O objetivo foi estimular as aves expressarem o seu comportamento natural de investigar objetos e desgastar o bico por meio da interação com os móbiles.
Entre todos os bichos, quem mais fez sucesso com a criançada foram os coelhos. Eles pertencem a uma raça de animais gigantes, e todos chegaram há apenas dois meses no Eco Park e devem crescer muito mais, sem perder a ternura e o carinho com os visitantes.
Crianças e adultos também visitaram as araras, papagaios, peixes e tartarugas que vivem no aviário. No espaço, são abrigadas as aves resgatadas do tráfico animais silvestres e de maus-tratos. Diariamente recebem atenção de especialistas na área de conservação da biodiversidade, incluindo biólogos, veterinários, cuidadores e atendentes.
Depois de aprender na prática sobre a rotina dos animais, criança e adultos assistiram a apresentação campeira com os cavalos crioulos, raça típica do Sul do Brasil. Os cavaleiros fazem várias evoluções com os animais, mostrando harmonia entre o homem e o cavalo, fruto de muito treinamento para chegar tal perfeição.
Para completar, os visitantes assistiram a performance de aves de rapina, incluindo gaviões, corujas e urubus, na arte da falcoaria.
Faz um bem danado
“Essa interação dos bichos com as crianças, faz um bem danado, principalmente para quem mora em cidade grande como nós e não tem essa oportunidade. Foi um passeio incrível. Ficamos fascinados pelo local”, disse o casal Aldemar e Tereza Paiva, juntos com a filha Laura, vindos de Belo Horizonte.
Já a moradora de Foz do Iguaçu, Liliane Caroline Servati, estava no Eco Park pela segunda vez com os filhos Teodoro e Maya. As crianças participaram ativamente das atividades propostas para o dia, como a de pintar pequenos tocos de madeira para que as araras pudessem roer. “Eles gostaram demais de alimentar os coelhos e de brincar no parquinho, instalado na entrada do parque”.
Horários
As apresentações das Aves de Rapina e do Cavalo Crioulo ocorrem em dois horários: às 10h e às 15h30 com duração aproximada de 1h30. Entre esses horários é possível conhecer a Mini Fazenda. O parque funciona diariamente das 9h às 17h30.
O Eco Park fica bem ao lado do Complexo Dreams Park Show.
Mais informações, sobre reservas e horários, podem ser obtidas no site: www.dreamsecopark.com.br